Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pequim quer "esforços conjuntos" para reduzir tensões na península coreana

Pequim apelou esta sexta-feira às Coreias e Estados Unidos que se esforcem em conjunto para reduzir as tensões na península coreana na sequência dos preparativos ordenados pelo líder de Pyongyang, Kim Jong-Un, para lançar mísseis contra o continente norte-americano.

Pequim quer "esforços conjuntos" para reduzir tensões na península coreana
Notícias ao Minuto

10:26 - 29/03/13 por Lusa

Mundo Apel

"Apelamos às partes envolvidas para fazerem esforços conjuntos para conter a situação", afirmou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei, durante um encontro regular com a imprensa.

"A paz e a estabilidade na península coreana são do interesse comum", adiantou Hong.

A China é o único aliado da Coreia do Norte e o principal parceiro comercial, que fornece nomeadamente recursos energéticos indispensáveis para a economia de Pyongyang.

Mas Pequim votou no Conselho de Segurança a favor do reforço das sanções contra a Coreia do Norte depois do terceiro teste nuclear de Pyongyang, no mês passado.

A tensão na península coreana aumentou nos últimos dias.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, ordenou hoje a preparação para a realização de ataques com mísseis estratégicos contra o território continental dos Estados Unidos e as bases no Pacífico e na Coreia do Sul.

A ordem, emitida numa reunião de emergência com os principais chefes militares, foi uma resposta directa ao uso de bombardeiros furtivos B-2 norte-americanos com capacidade nuclear nas manobras conjuntas, em curso, dos Estados Unidos com a Coreia do Sul.

Perante a possibilidade de uma "provocação irreflectida" dos EUA, as forças norte-coreanas "deve atacar sem piedade o continente norte-americano (...), as bases militares no Pacífico, incluindo Havai e Guam, e na Coreia do Sul", disse Kim Jong-Un, citado pela agência noticiosa oficial norte-coreana KCNA.

Com a tensão a aumentar na península coreana, dois B-2 norte-americanos fizeram voos de treino na quinta-feira sobre a Coreia do Sul para sublinhar o compromisso dos EUA na aliança militar com Seul, na eventualidade de uma agressão por parte do Norte.

Kim Jong-Un afirmou que os voos dos bombardeiros furtivos foram mais do que uma simples demonstração de força e correspondem a um "ultimato dos EUA de que vão começar uma guerra nuclear a todo custo".

Na reunião de emergência, realizada às 00:30 locais (15:30 de quinta-feira em Lisboa), estiveram o chefe do Exército Popular e o comandante das operações com mísseis estratégicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório