Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Indonésia, Malásia e Filipinas juntos para plano contra Abu Sayyaf

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e chefes do exército da Indonésia, Malásia e Filipinas reuniram-se hoje para acordar ações contra o grupo extremista Abu Sayyaf, responsável por vários sequestros na zona marítima partilhada pelos três países.

Indonésia, Malásia e Filipinas juntos para plano contra Abu Sayyaf
Notícias ao Minuto

06:53 - 05/05/16 por Lusa

Mundo Extremismo

O encontro, que decorreu em Jacarta, na Indonésia, foi convocado pelas autoridades deste país depois do sequestro de 14 pescadores em dois incidentes em águas internacionais no mar de Jolo, onde o Abu Sayyaf estabeleceu bases em várias ilhas filipinas.

O Presidente indonésio, Joko Widodo, presidiu ao encontro em que foi abordado o estabelecimento de patrulhas navais e aéreas conjuntas nesta região marítima, segundo informa o portal indonésio Detik.

O ministro dos Assuntos de Segurança indonésio, Luhut Binsar Panjaitan, alertou dias antes que a zona do sul das Filipinas corre o risco de se converter numa nova Somália e insistiu que a proteção do comércio na zona é um assunto de prioridade máxima.

O Abu Sayyaf libertou, no passado domingo, dez dos pescadores, após o pagamento de um resgate, assegura a imprensa filipina, apesar de as autoridades indonésias o negarem.

O grupo realiza frequentes sequestros para pedir resgates com os quais se financia, incluindo de vários estrangeiros, um dos quais, o canadiano John Ridsdel, foi decapitado a 25 de abril após ter expirado o prazo para o pagamento.

Atualmente, além dos quatro pescadores indonésios, o Abu Sayyaf tem na sua posse quatro marinheiros malaios, um holandês, um canadiano e um norueguês, além de vários filipinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório