Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Morte de Bin Laden: "Era importante que se fizesse justiça"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz esperar que nos seus últimos momentos o terrorista Usama bin Laden tenha percebido que os norte-americanos não esqueceram os ataques de 11 de setembro de 2001.

Morte de Bin Laden: "Era importante que se fizesse justiça"
Notícias ao Minuto

06:05 - 03/05/16 por Lusa

Mundo Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz esperar que nos seus últimos momentos o terrorista Osama bin Laden tenha percebido que os norte-americanos não esqueceram os ataques de 11 de setembro de 2001.

Numa entrevista à CNN na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos assinalou o quinto aniversário do acontecimento que muitos dizem ter sido a sua maior conquista: a morte do então líder da Al-Qaeda, no Paquistão, a 02 de maio de 2011.

"Naquele momento, espero que ele tenha percebido que os norte-americanos não se tinham esquecido das cerca de 3.000 pessoas que ele matou", disse Obama.

O Presidente falou sobre a sua decisão de prosseguir com o ataque, apesar da informação incompleta.

"Era claro para mim que aquela ia ser a nossa melhor hipótese para apanhar Bin Laden. Se não avançássemos, ele poderia fugir e podiam passar-se anos até que reemergisse. Sabíamos que ia causar uma reação significativa no Paquistão, e se não se tratasse do Bin Laden, os custos teriam ultrapassado os benefícios", explicou.

"Tendo pesado tudo isso, pensei nas famílias [das vítimas] do 11 de setembro e na sua persistente dor e compreendi que era importante para nós que se fizesse justiça", afirmou.

Obama deixa a Casa Branca em janeiro de 2017, com a Al-Qaeda significativamente diminuída devido a ataques com drones e eclipsada pelo grupo Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório