Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Após diagnóstico de cancro, passou a ir quase todos os dias ao ginásio

Um diagnóstico preocupante não tirou a paixão que Clea tem pela vida e viu no exercício físico uma forma de se sentir mais forte física e psicologicamente.

Notícias ao Minuto

09:43 - 27/04/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo Canadá

Clea Sackville tem apenas 24 anos e foi-lhe diagnosticado um linfoma de Hodgkin, um tipo de cancro raro. Contudo, a jovem agarrou-se à vida e usou o ginásio e o exercício físico para se tornar mais forte e para conseguir o corpo com que sempre sonhou.

A jovem trabalhava nos recursos humanos de uma empresa em Vancouver, no Canadá, quando começou a notar pequenos nódulos na sua clavícula e nas axilas. Inicialmente, Clea ignorou os sinais, até porque acreditava que se tratava de algo normal e não de um problema de saúde.

Porém, as dores mais fortes e os sinais de cansaço levaram-na a procurar um especialista. O diagnóstico não foi preocupante, foram-lhe prescritos antibióticos e tudo acalmou. Pouco tempo depois, as dores voltaram e os exames trouxeram o pior diagnóstico.

Depois dos tratamentos iniciais, Clea sentia-se “careca e rechonchuda” e resolveu fazer algo para se sentir mais confortável consigo mesma. Durante os seis meses de tratamentos de quimioterapia, a jovem foi ao ginásio quase todos os dias e nunca perdeu a motivação.

“Sinto-me melhor agora com o meu corpo do que antes de me ter sido diagnosticado cancro”, explicou ao The Sun, acrescentando que o exercício físico lhe permitiu “sentir que tinha algum controlo no que se estava a passar” consigo e com o seu corpo.

“Uma pessoa perde o controlo da doença, bem como do seu cabelo e do seu corpo”, frisou Clea, mostrando que é necessário fazer algo para que as pessoas com cancro se sintam melhor consigo mesmas.

Neste momento, dois meses depois do tratamento, Clea mantém as idas ao ginásio e espera que o tratamento tenha eliminado por completo o tumor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório