Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Comissão Interamericana dos Direitos Humanos pede mais fundos

A Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) pediu fundos aos países da Organização dos Estados Americanos (OEA) para poder cumprir as suas funções, avisando que os cortes financeiros ameaçam o seu trabalho.

Comissão Interamericana dos Direitos Humanos pede mais fundos
Notícias ao Minuto

07:21 - 16/04/16 por Lusa

Mundo Cortes

"Não é admissível que os Estados não financiem e estrangulem financeiramente esta entidade [CIDH], que tanto trabalho faz", afirmou hoje, em conferência de imprensa, em Washington, o secretário-executivo da CIDH, Emilio Álvarez Icaza.

A CIDH é um órgão autónomo da OEA que recebe 4,8 milhões de dólares (4,2 milhões de euros) anuais, o correspondente a 06 por cento do fundo regular do organismo. O dinheiro é atribuído pelos 34 estados-membros da OEA.

Os recursos financeiros da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos têm diminuído devido à crise financeira que atinge a Organização dos Estados Americanos e à redução de donativos de países europeus.

O subfinanciamento da CIDH tem-se traduzido no atraso da apreciação de queixas e na falta de visitas a países, como, por exemplo, a Guatemala.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório