Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro saudita admite donativos ao primeiro-ministro da Malásia

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel Al-Jubeir, reconheceu que foram feitos donativos de 681 milhões de dólares (604 milhões de euros) ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, investigado por corrupção.

Ministro saudita admite donativos ao primeiro-ministro da Malásia
Notícias ao Minuto

06:33 - 15/04/16 por Lusa

Mundo Milhões

Najib Razak encontra-se envolvido, desde julho, num escândalo por ter presumivelmente desviado esse dinheiro do fundo de investimento público 1Malaysia Development Berhard (1MDB), a que o próprio preside.

O primeiro-ministro malaio e a empresa negaram as acusações e, após uma investigação da comissão anticorrupção, o procurador-geral da Malásia ilibou Najib Razak, em janeiro, da prática de qualquer delito, e atribuiu o dinheiro depositado na conta do primeiro-ministro a um donativo da família real da Arábia Saudita.

"Estamos a par do donativo, que é um donativo genuíno sem nada em troca. Também sabemos que o procurador-geral da Malásia que investigou o caso não encontrou irregularidades", afirmou Al-Jubeir -- que se encontra na Turquia para assistir ao fórum da Organização para a Cooperação Islâmica, .à agência malaia Bernama

O 1MDB também está a ser investigado pelas autoridades da Suíça devido à suspeita de corrupção por parte de funcionários estrangeiros, desvio de dinheiro público e branqueamento de capitais.

O 1MDB, sociedade estatal fundada em 2009, acumulou entre o ano da sua criação e 2014 uma dívida de 42.000 milhões de ringit (9.939 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório