Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Irmãos Bakraoui por trás de ataques de Paris e Bruxelas, revela ISIS

O grupo extremista Estado Islâmico afirmou hoje que os irmãos Ibrahim e Khalid El Bakraoui, que se fizeram explodir em Bruxelas, foram quem iniciou os preparativos para esses atentados e também para os de novembro em Paris.

Irmãos Bakraoui por trás de ataques de Paris e Bruxelas, revela ISIS
Notícias ao Minuto

14:14 - 13/04/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

No número 14 da revista de propaganda do grupo 'jihadista' em inglês, a Dabiq, divulgado hoje, um texto sobre Khalid El Bakraoui afirma: "Todos os preparativos para os ataques de Paris e de Bruxelas começaram com ele e com o irmão mais velho, Ibrahim".

O texto refere que os dois irmãos, de 27 e 30 anos, decidiram "viver para a religião" quando estavam ambos presos por delitos comuns.

Segundo a revista, Khalid, condenado por uma série de roubos de automóveis, teve vários sonhos em que se via a combater infiéis ao lado do profeta.

"Os dois irmãos obtiveram as armas e os explosivos", afirma o texto que, como é normal na revista, não é assinado.

A revista afirma por outro lado que Najim Laachraoui, que se fez explodir no atentado no aeroporto de Bruxelas, era o especialista em explosivos do grupo.

"Foi Abu Idriss [nome de guerra de Laachraoui] quem preparou os explosivos para os ataques de Paris e de Bruxelas", lê-se na revista.

Os atentados de Paris, perpetrados a 13 de novembro de 2015 em diferentes locais de diversão, fizeram 130 mortos e centenas de feridos. Os de Bruxelas, ocorridos a 22 de março no aeroporto e no metropolitano, fizeram 32 mortos e centenas de feridos.

Ambos foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório