Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Igreja Luterana autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Igreja Luterana norueguesa aprovou hoje uma proposta que permite a realização do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos templos daquela doutrina religiosa.

Igreja Luterana autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo
Notícias ao Minuto

18:05 - 11/04/16 por Lusa

Mundo Noruega

Apresentada na assembleia anual daquela Igreja, a proposta estabelece um novo ritual litúrgico para estas cerimónias, que só será adotado a partir de janeiro de 2017.

Os pastores e outras figuras daquela Igreja que não concordem com a nova disposição podem abster-se de participar nas cerimónias, segundo os termos da nova proposta, aprovada por 88 dos 115 delegados presentes na assembleia anual.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo tem sido um assunto controverso no seio da Igreja Luterana norueguesa durante as últimas décadas.

A aprovação desta proposta na assembleia anual, realizada em Trondheim (sul da Noruega), foi recebida com grande entusiasmo, nomeadamente pelos representantes da Igreja Aberta, um grupo criado em 2014 depois das uniões entre pessoas do mesmo sexo terem sido rejeitadas pelos órgãos desta doutrina religiosa.

"É um grande dia para mim, para a Igreja Aberta e para a Igreja Luterana. Finalmente vamos ser capazes de celebrar o amor independentemente de quem se ama", declarou o líder da Igreja Aberta, Gard Sandaker-Nilsen.

A Noruega, um país maioritariamente protestante, segue assim o exemplo dos países vizinhos Suécia e Dinamarca, cujas igrejas luteranas autorizaram o casamento homossexual em 2009 e em 2012, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório