Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Mohamed Abrini acusado de assassinatos terroristas

O belga-marroquino Mohamed Abrini foi acusado de "participação em atividades de um grupo terrorista e de assassinatos terroristas" em relação com os atentados de 13 de novembro em Paris, informou hoje a procuradoria federal belga.

Mohamed Abrini acusado de assassinatos terroristas
Notícias ao Minuto

16:32 - 09/04/16 por Lusa

Mundo Procuradora Geral da República

Num comunicado, a procuradoria precisa que ainda não lhe foi possível confirmar se Mohamed Abrini é ou não o terceiro homem, o designado "homem do chapéu", que acompanhava os bombistas suicidas do atentado no aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem a 22 de março.

A procuradoria informou ainda que o suspeito Osama K., detido na sexta-feira em Bruxelas assim como Abrini, é "o segundo homem" que esteve em contacto com o bombista suicida do metro de Bruxelas durante os ataques de 22 de março e que foi acusado de "assassinatos terroristas".

Osama K. também estava "presente durante a compra dos sacos utilizados" para transportar os explosivos do atentado no aeroporto de Bruxelas, precisou a procuradoria.

Dois outros homens detidos na sexta-feira foram acusados de "participação em atividades de um grupo terrorista e cumplicidade em assassinatos terroristas": Hervé B.M., um ruandês de 25 anos, detido ao mesmo tempo que Osama K., e Bilal E.M., 27 anos, suspeito de ter ajudado Osama K. e Mohamed Abrini.

As duas outras pessoas detidas na companhia de Mohamed Abrini foram libertadas hoje.

As detenções de sexta-feira em Bruxelas foram seguidas de várias operações da polícia: em Anderlecht, no local da possível residência de Mohamed Abrini, em Laeken na habitação de Hervé B.M. e na casa de Bilal E.M..

Não foram descobertas armas nem explosivos, indicou a procuradoria, dando ainda conta de uma busca "negativa" na comuna de Etterbeek, num apartamento que terá servido de esconderijo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório