Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Turquia anuncia nova ronda de conversações de reconciliação com Israel

A Turquia e Israel vão realizar uma nova ronda de conversações para normalizar as relações bilaterais, parcialmente congeladas desde o ataque israelita a uma frota turca em 2010, anunciou hoje o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu.

Turquia anuncia nova ronda de conversações de reconciliação com Israel
Notícias ao Minuto

15:29 - 07/04/16 por Lusa

Mundo Ahmet Davutoglu

"Os encontros com Israel realizam-se há algum tempo e continuam hoje", disse o primeiro-ministro à imprensa em Ancara.

A informação foi confirmada à agência France Presse por um responsável israelita, que disse que as conversações foram retomadas hoje "na Europa".

As últimas conversações realizaram-se em Genebra, na Suíça, em dezembro passado.

As relações entre a Turquia e Israel degradaram-se depois do ataque de um comando israelita a uma frota de navios turcos que se dirigiam para a Faixa de Gaza para quebrar o bloqueio israelita ao território palestiniano controlado pelo movimento radical Hamas. A operação contra o navio Mavi Marmara saldou-se na morte de 10 ativistas turcos.

Para uma normalização das relações, a Turquia exigiu um pedido formal de desculpas pelo incidente, o pagamento de indemnizações às vítimas e o levantamento do bloqueio a Gaza.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, já apresentou oficialmente desculpas e, segundo as autoridades turcas, as negociações sobre as indemnizações estão praticamente concluídas. No entanto, o levantamento do bloqueio, imposto em 2006, continua a impedir progressos nas conversações.

"As nossas condições não mudaram desde 2010", disse hoje Davutoglu. "Se os nossos pedidos forem acolhidos favoravelmente, então as próximas etapas são claras e os anúncios necessários serão feitos publicamente", acrescentou.

Um dos sinais de progressos na reaproximação foi o recente contacto telefónico entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o homólogo israelita, Reuven Rivlin, depois do atentado de 19 de março em Istambul em que morreram quatro turistas estrangeiros, três deles israelitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório