Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Aeroporto de Bruxelas alarga atividade, mas metro continua a "meio gás"

Duas semanas depois dos atentados em Bruxelas, o aeroporto alarga as suas atividades, pelo terceiro dia, mas o metropolitano continua a funcionar a metade das suas capacidades, aguardando ordens da autoridade nacional de segurança.

Aeroporto de Bruxelas alarga atividade, mas metro continua a "meio gás"
Notícias ao Minuto

11:39 - 05/04/16 por Lusa

Mundo Bélgica

O aeroporto de Zaventem, que recomeçou a operar no domingo com três voos da Brussels Airlines, espera hoje realizar uma centena e já com outras duas companhias a utilizarem a infraestrutura: a irlandesa Aer Lingus e a romena Tarom, segundo a porta-voz Nathalie Van Impe.

Já o metropolitano de Bruxelas continua a funcionar a metade das suas capacidades, com as quatro linhas abertas apenas entre as 0:00 e as 19:00 horas e com 30 estações das 69 ainda encerradas.

Hoje está agendada uma reunião do Conselho Nacional de Segurança, na qual será reavaliada a situação do metropolitano.

No que respeita ao aeroporto internacional de Zaventem, prevê-se que mais duas companhias aéreas, a KLM e a EasyJet, comecem a voar a partir de quarta-feira e no dia seguinte outras transportadoras, ainda não identificadas porque os planos de voo não estão ainda definidos, disse Van Impe.

Antes dos atentados de 22 de março, no aeroporto e no metro de Bruxelas, que causaram pelo menos 35 mortos, eram operados, em média, 600 voos diários em Zaventem.

Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir na zona das partidas cerca das 08:00 (menos uma hora do que em Lisboa) seguindo-se um novo atentado, uma hora depois, na estação do metro de Maelbeeck, todos reivindicados pelo Daesh (acrónimo para o autoproclamado Estado Islâmico).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório