Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente sul-africano diz que vai devolver dinheiro público que gastou

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, assegurou hoje que respeita a decisão do Tribunal Constitucional e vai devolver os cerca de 15 milhões de euros que gastou em obras na sua residência privada.

Presidente sul-africano diz que vai devolver dinheiro público que gastou
Notícias ao Minuto

20:06 - 01/04/16 por Lusa

Mundo Jacob Zuma

"Respeito a sentença e vou cumpri-la", afirmou Jacob Zuma, num discurso ao país transmitido pela televisão estatal.

O Tribunal Constitucional da África do Sul ordenou na quinta-feira, numa resolução sem precedentes, que o Presidente sul-africano devolvesse o dinheiro público usado indevidamente.

Em março de 2014, a Defensora do Povo, Thuli Madonsela, referiu num relatório que o dinheiro público gasto pelo chefe de Estado na sua residência privada não tinha sido para reforçar as estruturas de segurança, conforme alegado por Jacob Zuma.

Segundo o relatório, entre as obras pagas com fundos estatais e alegadamente para aumentar a segurança do complexo residencial, incluíram um galinheiro, um estábulo para vacas, uma piscina e um anfiteatro.

"Pagarei o dinheiro relativo às reformas não relacionadas com a segurança assim que a autoridade correspondente o determinar", assegurou o Presidente sul-africano.

A quantidade exata de dinheiro que terá de reembolsar será fixada num prazo de dois meses pela Tesouraria Nacional e o valor deve ser aprovado pelo Constitucional.

"O Presidente não cumpriu, não defendeu, nem respeitou a Constituição", referem na resolução os juízes do Tribunal Constitucional.

O caso é o maior escândalo de corrupção da Presidência de Jacob Zuma, que chegou ao poder em 2009, depois do Ministério Público lhe retirar mais de 700 acusações que existiam contra si.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório