Abril: China e EUA assinam acordo de Paris sobre alterações climáticas

A China e os Estados Unidos vão assinar em abril o acordo de Paris sobre as alterações climáticas, alcançado em dezembro último na capital francesa durante uma cimeira das Nações Unidas, anunciou hoje a Casa Branca.

Notícia

© Reuters

Lusa
31/03/2016 19:50 ‧ 31/03/2016 por Lusa

Mundo

Ambiente

O anúncio foi feito antes de um encontro em Washington entre os Presidentes Xi Jinping e Barack Obama, realizado à margem da quarta edição da cimeira sobre segurança nuclear, a decorrer na capital federal norte-americana entre hoje e sexta-feira.

A cerimónia de assinatura está agendada para 22 de abril em Nova Iorque, indicou a Presidência norte-americana, num comunicado.

A China e os Estados Unidos, os dois países mais poluentes do mundo, "vão adotar este ano o mais rápido possível as respetivas medidas internas" para aplicar o acordo, precisou a Casa Branca.

A vontade comum dos Presidentes Xi Jinping e Barack Obama de resolver o problema das emissões de dióxido de carbono foi um dos fatores-chave para o sucesso das negociações do acordo de Paris.

Este acordo, qualificado como histórico, fixou o objetivo de limitar o aquecimento global a dois graus Celsius até ao final do século, por referência ao período anterior à Revolução Industrial.

Nos Estados Unidos, Barack Obama, a menos de um ano de deixar a Presidência, enfrenta uma difícil batalha jurídica e política para conseguir manter os seus compromissos.

O Supremo Tribunal congelou um plano para a redução das emissões de gases com efeito de estufa das centrais elétricas norte-americanas, um dos aspetos fundamentais da estratégica climática da administração Obama.

Ao nível das relações com Pequim, o anúncio de hoje pretende evidenciar os pontos de convergência existentes nas relações sino-americanas.

A relação entre Washington e Pequim tem sido marcada por um clima de tensão motivado pelas ambições territoriais chinesas no Mar do Sul da China, pelo programa nuclear na Coreia do Norte, entre outros assuntos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas