Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas: Fayçal Cheffou formalmente acusado de homicídio terrorista

Procurador belga emitiu comunicado este sábado.

Bruxelas: Fayçal Cheffou formalmente acusado de homicídio terrorista
Notícias ao Minuto

15:58 - 26/03/16 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Suspeitas

Faycal Cheffou, o terceiro suspeito dos ataques de Bruxelas, está a ser acusado de homicídio terrorista, avança a SkyNews.

O procurador belga informou ainda que o jornalista e radicalista islâmico, vai ser julgado por participação num grupo terrorista.

Recorde-se que que Fayçal foi um dos vários homens detidos na quinta-feira em Bruxelas, na sequência das buscas que estão a ser realizadas devido aos ataques no aeroporto de Zaventem e no metro de Maelbeek.

Mais tarde veio a confirmar-se que este era o terceiro suspeito dos ataques que mataram 31 pessoas.

Também Aboubakar A. foi formalmente acusado de participar em atividades de um grupo terrorista. É um dos dois indivíduos capturados na quinta-feira, quando o seu veículo saiu da estrada circular de Bruxelas em direção a Jette, no norte da capital.

As investigações demonstram que há vínculos claros entre os atentados de 13 de novembro do ano passado em Paris e os de terça-feira em Bruxelas, como revela a participação nestes de Najim Laachraoui, um dos suicidas do aeroporto de Zaventem, que também terá sido o artífice dos comandos na capital francesa.

Não se sabe ainda se há ligação também entre a célula de Bruxelas e a tentativa abortada de atentado em Argenteuil, na periferia de Paris, há dois dias, embora os investigadores a admitam. O homem detido na sexta-feira em Bruxelas depois de ser baleado numa perna estará ligado ao caso francês.

As três explosões registadas na terça-feira em Bruxelas - duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga -- fizeram pelo menos 31 mortos e cerca de 340 feridos, segundo o último balanço provisório.

Os ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório