Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

França já identificou mais de 30 pessoas ligadas aos ataques de Paris

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, disse hoje que, até ao momento, "mais de trinta pessoas" foram identificadas por terem ligações aos ataques terroristas em Paris, que ocorreram a 13 de novembro passado.

França já identificou mais de 30 pessoas ligadas aos ataques de Paris
Notícias ao Minuto

10:27 - 23/03/16 por Lusa

Mundo Atentado

"Até à data, mais de trinta pessoas foram identificadas por terem ligações aos atentados de Paris. Onze morreram, doze estão na prisão e outros são procurados", disse Valls na Rádio Europe 1, no dia posterior aos ataques terroristas em Bruxelas, que fizeram 34 mortos e mais de 200 feridos.

Na terça-feira, os ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico tiveram como alvo a capital belga, quatro dias após a prisão, em Bruxelas, do suspeito chave dos ataques de Paris, Salah Abdheslam, colocando-se a possibilidade de uma ligação entre as pessoas envolvidas nos dois atentados.

"Estes ataques são organizados a partir da Síria, planeados na Síria, com uma base, é evidente, tanto na Bélgica, como também, evidentemente, na França (...). Será que são as mesmas equipas? Deixemos agora a polícia judiciária e a justiça lançarem luz sobre o que se passou", disse o primeiro-ministro.

De acordo com as informações de hoje de duas televisões públicas belgas, os irmãos Khalid e Ibrahim el-Bakraoui são suspeitos de terem arrendado o esconderijo na Bélgica para os responsáveis dos ataques em Paris, tendo também sido identificados como dois dos autores dos ataques suicidas ao aeroporto de Bruxelas.

Um dos irmãos, Khalid, teria inclusive arrendado, com uma identidade falsa, um apartamento em Charleroi (sul da Bélgica), de onde partiram os 13 autores dos ataques de novembro em Paris, nos quais morreram 130 pessoas e deixaram ainda 350 feridos.

As autoridades já anunicaram, entretanto, que indentificaram um terceiro suspsieto dos ataques em Bruxelas.

Na terça-feira, pelo menos 14 pessoas morreram nas duas explosões no aeroporto de Zaventem. Na estação de metropolitano de Maelbeek, a apenas 200 metros da sede da Comissão Europeia, uma terceira explosão provocou a morte a pelo menos 20 pessoas. No total são calculados mais de 200 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório