Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Congo: Ngesso pode ser reeleito após 32 anos no poder

Denis Sassou Nguesso pode juntar hoje mais um mandato aos 32 anos que leva no poder na República do Congo, nas eleições presidenciais em que participa depois de ter alterado a Constituição para poder concorrer.

Congo: Ngesso pode ser reeleito após 32 anos no poder
Notícias ao Minuto

06:45 - 20/03/16 por Lusa

Mundo Eleições

Os eleitores, chamados às urnas para eleger o primeiro presidente de uma nova república instituída pela alteração da Constituição, podem escolher entre nove candidatos, mas Sassou Nguesso prometeu aos seus partidários uma vitória à primeira volta.

Nas eleições de 2002 e 2009 o presidente cessante obteve 90% e 78% dos votos, respetivamente, em escrutínios boicotados pela oposição.

Desde vez, após ter tentado em vão impedir a mudança da Constituição, a oposição decidiu na sua maioria participar nas eleições para escolher o Presidente do país da África Central, com 4,5 milhões de habitantes.

A nova lei fundamental, que acabou com a limitação dos dois mandatos presidenciais, entrou em vigor em novembro, após a sua aprovação por referendo, no que a oposição classificou de "golpe de Estado constitucional".

Cinco candidatos assinaram um pacto eleitoral comprometendo-se a apoiar na segunda volta quem de entre eles estiver melhor colocado para enfrentar o Presidente cessante.

O grupo inclui Guy-Brice Parfait Kolélas, André Okombi Salissa e a única mulher a candidatar-se Claudine Munari (todos antigos ministros de Sassou Nguesso), Pascal Tsaty Mabiala, herdeiro político do presidente Pascal Lissouba (afastado do poder pelas armas em 1997 pelo atual chefe de Estado) e o general Jean-Marie Michel Mokoko, até há algumas semanas conselheiro do Presidente cessante.

Segundo estes candidatos, a "rejeição" do Presidente que dizem sentir no país é tão forte que Sassou Nguesso não conseguirá ganhar à primeira volta a não ser que faça batota.

Com fronteiras com o Gabão, Camarões, República Centro Africana, República Democrática do Congo e o enclave angolano de Cabinda, o Congo-Brazzaville é o quarto produtor de petróleo da África subsaariana, mas a maioria da sua população vive na pobreza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório