Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mãe conta como sobreviveu com a filha de um ano a atentado

As duas fecharam-se numa casa de banho, esperando que os atacantes não as encontrassem.

Mãe conta como sobreviveu com a filha de um ano a atentado
Notícias ao Minuto

11:09 - 15/03/16 por Zahra Jivá

Mundo Costa do Marfim

Na Costa do Marfim um atentado terrorista já reivindicado por Al-Qaeda numa praia vitimou 16 pessoas. Charline Burton, de 32 anos, contou à BBC os momentos de terror que viveu com a sua filha de um ano ao colo.

A belga esteve duas horas escondida numa casa de banho a ouvir os atacantes a revistar os quartos ao lado. “Conseguíamos ouvir os disparos e perceber que estavam mesmo ao nosso lado”, revelou.

A mulher estava com o marido e as duas filhas a almoçar no resort turístico, na cidade costeira de Grand-Bassam, a cerca de 40 quilómetros de Abidjan, um local procurado normalmente por turistas, quando tudo aconteceu.

Um grupo de homens encapuzados armados com Kalashnikovs abriram fogo na praia. A família correu à procura de abrigo.

“Começámos a fugir e acabámos por nos separar. Cada um de nós levava uma criança pela mão. Estava perdida e não sabia o que fazer. Entrei numa casa de banho com a minha filha e ficámos lá presas durante duas ou três horas”, acrescentou.

A progenitora indicou ainda que não conseguia parar de chorar, mas que lhe foi dito que se tinha de acalmar. “Eu chorava e um homem dizia-me para ficar calma. Tinha mesmo que me acalmar, a bebé não podia chorar”, explicou Charlie que disse ainda ter ficado aterrorizada com a ideia de que a filha pudesse fazer barulho. “Foi um milagre a bebé não ter chorado”, frisou.

O marido estava então escondido noutro quarto juntamente com a filha de três anos e outros hóspedes do hotel. Estavam todos deitados no chão. As forças do exército da Costa do Marfim chegaram entretanto ao hotel e abateram seis dos atacantes.

“Todas as lágrimas que contive naquela casa de banho acabei por chorar. Não conseguia parar, estavam em estado de choque”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório