Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Quercus em projeto europeu para a proteção da biodiversidade na vinha

A associação ambientalista Quercus, juntamente com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, vão participar num projeto europeu que prevê a proteção da biodiversidade na viticultura, foi hoje anunciado.

Quercus em projeto europeu para a proteção da biodiversidade na vinha
Notícias ao Minuto

09:05 - 15/03/16 por Lusa

Mundo Associação

Em comunicado, a Quercus refere que a participação no projeto europeu surgiu após um convite da Global Nature Fund, fundação internacional sediada na Alemanha, e tem como objetivo fortalecer os conhecimentos e boas práticas do sector vitivinícola na proteção da biodiversidade, associada direta ou indiretamente a esta atividade.

A Quercus escolheu para parceiro em Portugal a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, do cluster dos vinhos do Douro, que tem desenvolvido trabalho e investigação de destaque no que diz respeito à biodiversidade associada à vinha.

O objetivo da parceria entre as organizações dos diversos países prevê que os viticultores biológicos possam promover a biodiversidade ao trabalharem de uma forma próxima à da natureza, adaptando práticas vitícolas para que a biodiversidade seja protegida, enriquecida e promovida através do desenvolvimento de módulos de análise e de formação.

Segundo a Quercus, a perda de biodiversidade é, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios do nosso tempo, admitindo que "um enorme número de espécies está sob grande pressão e muitas delas estão ameaçadas de extinção".

De acordo com a associação ambientalista as organizações que participam no projeto têm experiencia no domínio da viticultura e biodiversidade indo partilhar experiências e métodos numa primeira fase e depois, desenvolver material informativo para apoiar os produtores na identificação de espécies características que se podem encontrar nas vinhas.

O projeto é financiado pelo Programa Erasmus+ e tem a duração de 36 meses, e irá decorrer entre 1 de setembro de 2015 e 31 de agosto de 2018. Além de Portugal participam no projeto a Alemanha, Espanha e Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório