Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ascensão de Trump é "falha institucional" na democracia dos EUA

Um jornal do Partido Comunista da China (PCC) classificou hoje a ascensão política do republicano Donald Trump de "falha institucional" na democracia norte-americana, lembrando que Mussolini e Hitler também conquistaram o poder por via eleitoral.

Ascensão de Trump é "falha institucional" na democracia dos EUA
Notícias ao Minuto

06:07 - 14/03/16 por Lusa

Mundo PCC

"A ascensão de Trump abriu uma caixa de Pandora na sociedade norte-americana" afirma o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC.

Em editorial, o jornal refere que as cenas de pancadaria entre apoiantes e opositores do aspirante a candidato presidencial, na sexta-feira passada, em Chicago, são próprias da época eleitoral em "países em desenvolvimento".

Na sequência daqueles incidentes, cinco pessoas foram detidas e dois polícias ficaram feridos, quando tentaram separar os grupos e evacuar a sala, para onde estava prevista a realização de um comício.

O milionário assume-se como o grande favorito para ser nomeado candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos EUA marcadas para novembro, depois de ter ganhado 15 das 24 votações das primárias realizadas até ao momento. Ainda na corrida republicana estão Ted Cruz, Marco Rubio e John Kasich.

"A ascensão de Trump não foi antecipada pela maioria dos analistas e observadores", aponta o Global Times, frisando que "a sua tarefa seria apenas servir de palhaço, visando atrair mais atenção e votos para o Partido Republicano".

"Porém, após bater a maioria dos outros candidatos promissores, o palhaço tornou-se o principal 'cavalo negro'", acrescenta.

A decisiva jornada eleitoral está marcada para terça-feira, quando decorrerem as primárias na Florida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio.

Sondagens divulgadas pela cadeia televisiva NBC News e o diário The Wall Street Journal, dão a vitória a Trump nas cruciais eleições primárias de Florida e Illinois, mas uma derrota no Ohio.

A disputa eleitoral de terça-feira é particularmente decisiva para os republicanos, pelo facto de na Florida, Illinois e Ohio o vencedor garantir todos os delegados destes Estados.

"Mesmo que Trump se revele apenas um falso alarme, o seu impacto já provocou estragos", conclui o Global Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório