Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades turcas impõem recolher obrigatório em duas cidades

As autoridades turcas anunciaram hoje a imposição do recolher obrigatório em duas cidades no sudeste do país, em vésperas do lançamento de operações militares em larga escala contra os rebeldes curdos.

Autoridades turcas impõem recolher obrigatório em duas cidades
Notícias ao Minuto

16:29 - 13/03/16 por Lusa

Mundo Rebeldes

Os habitantes das cidades de Yuksekova e Nusaybin estão proibidos de sair das suas casas a partir das 22:00 e das 00:00 locais, respetivamente, devido ao objetivo anunciado em comunicado pelas autoridades de "restaurar a ordem e a segurança" face ao "aumento da atividade terrorista".

O governo turco anunciou na semana passada o lançamento iminente de operações de "limpeza" em ambas as cidades, bem como em Sirnak, onde os confrontos entre forças de segurança e apoiantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, organização separatista curda) se multiplicaram recentemente.

Ao mesmo tempo, o toque de recolher obrigatório foi parcialmente levantado no bairro de Sur, em Diyarbakir, uma aldeia do sudeste em que esta imposição estava em vigor há mais de três meses.

Depois de mais de dois anos de cessar-fogo, o confronto armado regressou no verão passado, quebrando as negociações de paz entre o governo islâmico-conservador turco e o PKK lançadas no outono de 2012.

O presidente islâmico-conservador Recep Tayyip Erdogan e o seu governo comprometeram-se a "erradicar" os rebeldes, num conflito já custou mais de 40.000 vidas desde 1984.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório