Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A startup que emprega refugiados que cozinhem comida tradicional

Duas irmãs libanesas a residir em Nova Iorque criaram uma empresa de entrega de comida que só contrata refugiados que cozinhem as suas comidas locais. A ideia é ajudar na integração destas pessoas no mercado de trabalho.

Notícias ao Minuto

16:09 - 06/03/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Eat Offbeat

Os serviços de entrega de comida ao domicílio já começam a florescer em Portugal mas em Nova Iorque já são habituais. Uma dessas empresas, relata a NewsWeek, destaca-se de todas as outras por uma simples razão: só emprega refugiados que se tenham estabelecido nos Estados Unidos.

A 'Eat Offbeat' foi fundada pelas irmãs libanesas – também elas imigrantes – Manal e Wissam Kahi. Manal mudou-se para Nova Iorque em 2013 para estudar e como não conseguia encontrar em lado nenhum o hummus que a sua mãe, de nacionalidade síria, cozinhava, decidiu fazê-lo ela própria.

Agora, os cinco chefes que são empregados pela sua empresa só cozinham comidas tradicionais dos seus países: Nepal, Iraque, Síria, Tibete e Eritreia. Foram todos recrutados através do Comité de Refugiados Internacional.

Dois estão a full-time e três a part-time, até haver possibilidade para mais. Todos têm a possibilidade de ter aulas de inglês nos tempos livres, como acrescentou a NBC News.

A 'Eat Offbeat' ainda está a crescer e só fornece comida a grupos de 10 ou mais pessoas, pois as irmãs entregam elas próprias a comida de carro. Cada menu consiste em três ou quatro pratos de cada nacionalidade, com um custo de 20 dólares por pessoa.

A ideia é expandir o negócio e lançar, através do site, pedidos individuais para residentes em Manhattan. O objetivo da 'Eat Offbeat', a longo prazo, é dar aos refugiados a oportunidade e as ferramentas para conseguirem empregos a tempo inteiro numa variedade de áreas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório