Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

União Africana envia 200 observadores para o Burundi

A União Africana anunciou hoje o envio de 200 observadores, metade militares e outra metade na área dos direitos humanos, para o Burundi, para acompanhar as conversações de paz entre o Governo e a oposição.

União Africana envia 200 observadores para o Burundi
Notícias ao Minuto

15:11 - 27/02/16 por Lusa

Mundo Conflito

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que lidera uma delegação de alto nível da União Africana, garantiu que existe preocupação nesta organização com "a violência, a perda de vidas humanas e o estado geral de instabilidade" no país.

Jacob Zuma também referiu a "vontade das partes de resolver a crise política através de um diálogo inclusivo e pacífico", um compromisso que o Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, encenou no início da semana com a viagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à capital do país.

Durante a sua visita, o responsável das Nações Unidas utilizou palavras críticas para o Governo do Burundi e recordou que "as detenções políticas, a violência, a impunidade e a instabilidade têm consequências humanitárias profundas".

Ban Ki-moon defendeu que a crise teve ter como resposta "ações comuns e diplomacia preventiva".

A delegação africana, também composta pelos Presidentes do Senegal, Mauritânia e Gabão, e pelo primeiro-ministro da Etiópia, pediu ao recém-eleito Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, para que continue a mediar a crise e consiga o envolvimento de todas as partes o mais rápido possível.

A crise que afeta o Burundi desde 2015 já causou mais de 400 mortos e 240 mil desalojados e teve origem no anúncio de Pierre Nkurunziza de que iria apresentar-se pela terceira vez a eleições, o que é proibido pela Constituição e viola os acordos que acabaram com uma longa guerra civil em 2005.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório