Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Porque é que há tantos pés a dar à costa nesta região do Canadá?

A explicação pode estar nas recentes mudanças no design dos ténis de corrida.

Porque é que há tantos pés a dar à costa nesta região do Canadá?
Notícias ao Minuto

11:26 - 24/02/16 por Carolina Rico

Mundo Colúmbia Britânica

Desde 2007 deram à costa nas praias da Colúmbia Britânica, Canadá, 12 pés humanos calçados com ténis de corrida. Só este mês apareceram mais dois e o jornal Guardian tentou explicar porquê.

Até ao momento foram identificados oito desses 12 pés e apenas um par pertencia a uma mesma pessoa.

Após as primeiras aparições muito se especulou acerca da origem destes membros e passou a ser frequente encontrar na costa ténis de corrida com patas de cão ou galinha ali deixados por pessoas com intenção de pregar uma partida a quem os avistasse.

Desastres naturais como o tsunami de 2004 podem explicar este fenómeno, mas há quem acredite que tenha mão humana.

O facto de um ou mais assassinos, traficantes de droga ou de pessoas se tentarem desfazer de cadáveres no mar é outra explicação possível.

Para Barb McLintock, a médica legista local, os pés encontrados e por ela analisados pertenciam a pessoas que se suicidaram junto à costa ou morreram acidentalmente.

Em todos os casos não há sinais de traumatismo e a desarticulação ocorreu de forma natural com a decomposição do corpo, explicou.

Graças aos ténis, que na última década passaram a incluir bolsas de ar na sola, com a decomposição do corpo o que resta dos pés passa a flutuar e, assim, dar à costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório