Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Comissão australiana autoriza vítimas de pedofilia a viajar para Roma

Uma comissão australiana que investiga casos de pedofilia na Igreja concordou hoje que as vítimas estejam presentes na inquirição do cardeal George Pell a partir de Roma.

Comissão australiana autoriza vítimas de pedofilia a viajar para Roma
Notícias ao Minuto

09:02 - 22/02/16 por Lusa

Mundo Cardeal

Por estar doente, o cardeal Pell, que dirige a Secretaria da Economia do Vaticano, não pode viajar para a cidade de Ballarat, no estado de Victoria, no sul da Austrália, para depor perante uma comissão, pelo que deverá prestar declarações através de videoconferência a partir de Roma na próxima semana.

O cardeal australiano, que foi sacerdote em Ballarat East antes de se tornar arcebispo da cidade de Melbourne e, posteriormente, de Sydney, sempre negou ter tido conhecimento de qualquer abuso sexual, incluindo pelo padre pedófilo Gerald Ridsdale, que abusou sexualmente de dezenas de crianças ao longo de duas décadas.

A comissão australiana, criada após uma década de pressão para investigar denúncias de pedofilia na Austrália e ouviu relatos de abusos de crianças envolvendo lugares de culto, orfanatos, grupos comunitários e escolas, afirmou ter recebido pedidos por parte de vítimas para estarem presentes na inquirição de Pell.

Pedidos que a comissão considerou "razoáveis", nas palavras do juiz Peter McClellan, que preside ao grupo.

Na semana passada foi lançada uma campanha de recolha de fundos para vítimas de pedofilia irem a Roma ouvir o cardeal Pell depor, que duplicou os seus objetivos em dois dias.

O grupo de vítimas esperava juntar 55 mil dólares australianos (35.102 euros) para enviar 15 pessoas a Roma quando lançou a iniciativa na passada semana que teve uma resposta que superou amplamente a meta, já que mais de 4.500 pessoas tinham doado mais de 203 mil dólares australianos (131 mil euros).

"Os sobreviventes de abusos sexuais infantis de Ballarat sentem que a audiência cara-a-cara se afigura importante para a cura e compreensão", escreveram os promotores da campanha de financiamento coletivo ('crowdfunding') na página na Internet "gofundme".

Pell já prestou declarações, pessoalmente, na comissão, em março de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório