Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Direito a desligar? França quer acabar com e-mails do trabalho em casa

Governo francês pondera nova legislação laboral.

Direito a desligar? França quer acabar com e-mails do trabalho em casa
Notícias ao Minuto

16:33 - 17/02/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Legislação

As alterações laborais mais recentes em França têm sido propostas com o intuito de flexibilizar o mercado de trabalho. Mas há uma proposta em cima da mesa que surge em sentido contrário. Conta o The Telegraph que França está apostada no 'direito a desligar'.

Atualmente, com a internet, a tendência em muitos empregos é de haver assuntos e tarefas que, por via do e-mail, fazem com que o horário de trabalho se prolongue em casa.

Vários especialistas têm alertado para o risco que isto implica, em termos de stress e cansaço. O fenómeno faz com que de forma virtual seja anulada a distância física entre trabalho e casa, distância essa que permitia que um trabalhador deixasse certas preocupações para o dia seguinte, no escritório.

A ideia surgiu na sequência de um relatório de um dos diretores da Orange. Myriam El Khomri, ministra do trabalho, ainda estará a trabalhar na proposta que poderá ser apresentada, adianta a mesma publicação, que realça ainda que algumas empresas já tentam fomentar esta separação entre casa e trabalho. Estas empresas são, no entanto, uma minoria.

A proposta passaria por dar proteção legal aos trabalhadores, para que possam ignorar e-mails recebidos 'fora de horas'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório