Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro jornalistas norte-americanos presos no Bahrein

Quatro jornalistas norte-americanos foram detidos no Bahrein no domingo, dia do quinto aniversário da revolta de 14 de fevereiro de 2011 no pequeno reino do Golfo, anunciaram autoridades e a família de um dos repórteres.

Quatro jornalistas norte-americanos presos no Bahrein
Notícias ao Minuto

06:14 - 16/02/16 por Lusa

Mundo Golfo

Em Washington, o Departamento de Estado declarou estar "ao corrente de informações segundo as quais cidadãos norte-americanos foram presos", mas recusou tecer qualquer comentário "por motivos de ordem particular".

A polícia de Manama, que anunciou na segunda-feira a detenção dos quatro jornalistas, também não revelou dados sobre as suas identidades nem os órgãos de comunicação para os quais trabalham.

Os jornalistas foram detidos em Sitra, um subúrbio de Manama de maioria xiita, que constitui um dos bastiões da contestação contra a dinastia sunita no poder no Bahrein.

Confrontos entre manifestantes e as forças de segurança foram registados no domingo em Sitra, segundo a agência oficial BNA.

Entraram no país a 11 e 12 de fevereiro como turistas "alguns" norte-americanos que "exerceram o trabalho jornalístico sem autorização", indicou a polícia, que os acusou de ter "cometido atos contrários à lei".

O caso foi enviado para o Ministério Público.

Em Washington, a família da jornalista Anna Therese Day divulgou um comunicado a confirmar a detenção da jovem, que trabalhou no Médio Oriente, no norte de África, na Índia, no Brasil e no México para órgãos como o New York Times, CNN e Al-Jazeera, em que pede a sua libertação o mais rapidamente possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório