Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Líder norte-coreano apela ao lançamento de mais satélites

O líder da Coreia do Norte prometeu lançar mais satélites para o Espaço, apesar de a comunidade internacional se estar a preparar para punir o seu regime devido ao lançamento de um míssil de longo alcance na semana passada.

Líder norte-coreano apela ao lançamento de mais satélites
Notícias ao Minuto

06:48 - 15/02/16 por Lusa

Mundo Kim Jong-un

Num banquete para felicitar os cientistas e técnicos que contribuíram para o lançamento de 07 de fevereiro, Kim Jong-Un pediu para que "sejam alcançados objetivos mais ambiciosos na investigação científica tomando o atual êxito [em referência ao recente lançamento] como um trampolim para uma vitória maior e, portanto, enviando mais satélites para o Espaço" no futuro, segundo um despacho da agência estatal KCNA.

O líder norte-coreano sublinhou que o satélite Kwangmyongsong-4 (Estrela Brilhante-4) entrou em órbita no passado dia 07 apesar do "frenesim cada vez maior para sufocar" a Coreia do Norte por parte da comunidade internacional.

As declarações de Kim Jong-Un chegam num momento em que o Conselho de Segurança da ONU se prepara para punir o país comunista tanto pelo mais recente lançamento como pelo seu quarto ensaio nuclear, realizado somente um mês antes, a 06 de janeiro.

O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se no dia 07, de emergência, a pedido dos Estados Unidos e do Japão, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de um míssil de longo alcance que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio balístico.

O órgão executivo das Nações Unidas prometeu aprovar sanções em breve, após condenar "veementemente" o lançamento, numa declaração unânime - o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório