Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Pedófilos usam Facebook para trocar imagens, revela BBC

Investigação da cadeia televisiva britânica revela um lado obscuro na utilização da rede social.

Pedófilos usam Facebook para trocar imagens, revela BBC
Notícias ao Minuto

21:28 - 12/02/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Pedofilia

Uma investigação da BBC revela que há grupos secretos no Facebook que são usados por pedófilos para trocar imagens de crianças.

Anne Longfield, a comissária de uma organização britânica dedicada à proteção de crianças, considera que a rede social fundada por Mark Zuckerberg não tem feito tudo o que podia, em termos de supervisão, para controlar este fenómeno.

Ainda assim, à BBC, e em reação a estas informações, o Facebook já fez saber que mantém o compromisso de remover “conteúdo que não devia estar” na rede social.

Entre os grupos secretos geridos por homens com interesse sexual em crianças, a BBC encontrou uma página em particular gerida por um pedófilo já condenado, que integra a lista de agressores sexuais identificados.

Sem divulgar os nomes com que certos grupos secretos foram registados no Facebook, a televisão britânica adianta que várias destas páginas contam com títulos que sugerem conteúdos pornográficos envolvendo crianças.

Há ainda grupos temáticos, como um que se dedica a imagens de meninas com fardas escolares, mas também páginas onde se partilham imagens de crianças, algumas em poses sexualizadas, mas também imagens recolhidas em jornais e blogues. Numa das páginas descobertas pela BBC eram também partilhados vídeos de crianças, captados na rua de forma incógnita.

As autoridades de diferentes países têm alertado os pais para o risco de partilharem imagens no Facebook. Também em Portugal, na página que possui na rede social, a PSP já fez apelos, ao longo do tempo, para os cuidados que os pais devem ter no uso de imagens de filhos menores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório