Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Vacina contra Zika pode ser desenvolvida dentro de um ano

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, disse hoje durante uma conferência de imprensa em Brasília que uma vacina contra o vírus Zika pode ser desenvolvida dentro de um ano.

Vacina contra Zika pode ser desenvolvida dentro de um ano
Notícias ao Minuto

16:24 - 11/02/16 por Lusa

Mundo Ministro da Saúde

Segundo Marcelo Castro, o prazo diz respeito ao projeto que será desenvolvido por uma parceria entre o Instituto Evandro Chagas, no Estado do Pará, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

"Poderemos desenvolver a vacina num tempo menor do que o que estava previsto. Em aproximadamente um ano poderemos ter a vacina desenvolvida", disse o ministro.

O ministro brasileiro acrescentou que o Brasil investirá, nos próximos cinco anos, 1,9 milhões de dólares (1,67 milhões de euros) no projeto.

Marcelo Castro recordou ainda que a experiência das duas instituições em pesquisas relacionadas com doenças causadas por vírus semelhantes como a Dengue, Chikungunya e Febre Amarela, deve ajudar a reduzir o tempo para a formulação de uma vacina contra o Zika.

O início dos testes não significa que a vacina será usada para imunizar a população naquele período, porque antes precisa de ser testada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório