Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Paul Bocuse, um dos conselheiros de 'Ratattuille', faz 90 anos

Paul Bocuse tem 20 restaurantes em todo o mundo, três estrelas Michelin e, lembra o próprio, também três bypasses e três mulheres.

Paul Bocuse, um dos conselheiros de 'Ratattuille', faz 90 anos
Notícias ao Minuto

11:18 - 11/02/16 por Carolina Rico

Mundo Chef

O conceituado chef francês Paul Bocuse comemora hoje 90 anos de vida, 75 dos quais passados atrás de fogões.

Dono de 20 restaurantes na França, Suíça, Estados Unidos e Japão, Paul Bocuse começou a trabalhar como ajudante de cozinha em 1941 e abriu o seu primeiro restaurante em 1958.

A sua carreira foi marcada por vários pontos altos: o seu trabalho foi determinante na divulgação da nouvelle cuisine e valeu-lhe e três estrelas Michellin.

Eleito "o cozinheiro do século" pelo guia de restaurantes Gault&Millau, Paul Bocuse deu nome a um dos prémios mais importantes da gastronomia, o ‘Bocuse d"Or’.

Foi o chefe convidado a aconselhar a equipa que produziu o filme da Disney ‘Ratattuille’ e, segundo a agência Efe, terá sido até inspiração para uma das personagens do filme.

Atualmente vê a sua saúde debilitada pela doença de Parkinson mas mantém o sentido de humor pelo qual sempre foi conhecido. Ao fazer um balanço da sua carreira em 2006 disse ao Libération: "Já tive três estrelas [Michelin], já tive três bypasses e também já tive três mulheres".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório