Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Embaixador da Bulgária em França designado primeiro-ministro

O actual embaixador da Bulgária em Paris, Marin Raykov, foi designado, esta terça-feira, pelo Presidente Rossen Plevneliev como primeiro-ministro de um governo tecnocrático que vai assegurar a transição até às legislativas antecipadas de 12 de Maio.

Embaixador da Bulgária em França designado primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

21:04 - 12/03/13 por Lusa

Mundo Transição

"Os objectivos do governo são claros, impedir que a crise social e política se torne numa crise económica com a fuga dos investidores ou uma redução dos empregos (...) e que seja uma garantia para a realização de eleições livres e democráticas", explicou o chefe de Estado.

Entre os membros do novo executivo tecnocrático de transição, que tomam posse na quarta-feira, inclui-se o governador-adjunto do Banco central, Kalin Hristov, 42 anos, que vai ocupar a pasta das Finanças.

Marin Raykov foi vice-ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1998 e 2001 num governo conservador, e de seguida embaixador em Paris de 2001 a 2005, antes de retomar o posto em 2010.

Vai suceder ao primeiro-ministro conservador Boiko Borissov, que se demitiu sob a pressão da rua em 20 de Fevereiro, e vai acumular a chefia do executivo com a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Raykov comprometeu-se hoje a organizar eleições "livres e transparentes" e a aumentar as pensões de reforma, uma promessa do anterior executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório