Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

França e Alemanha acordam "linha comum" sobre refugiados e Brexit

O presidente francês e a chanceler alemã mantiveram hoje um encontro informal, ao jantar, em Estrasburgo, durante o qual concordaram numa "linha comum" sobre a crise dos refugiados e o Brexit britânico, disseram fontes da presidência francesa.

França e Alemanha acordam "linha comum" sobre refugiados e Brexit
Notícias ao Minuto

23:54 - 07/02/16 por Lusa

Mundo Jantar

O jantar, a convite do presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, foi antecedido de um encontro de hora e meia entre François Hollande e Angela Merkel.

Os dois responsáveis abordaram a situação na Síria, em particular em Aleppo, onde está em curso uma ofensiva das tropas do regime de Damasco, manifestando "uma forte preocupação partilhada", disseram as mesmas fontes.

Hollande e Merkel "estão completamente de acordo" sobre os meios de reabsorver o fluxo de refugiados e na prioridade da aplicação do plano de ação europeu.

Sobre o dossier Brexit (a eventual saída do Reino Unido da União Europeia), François Hollande e Angela Merkel chegaram a "um entendimento comum sobre o projeto de acordo com o Reino Unido na perspetiva do próximo Conselho Europeu", a 18 e 19 deste mês, para evitar a saída deste país da UE, de acordo com fontes da presidência francesa.

Os dois líderes debateram também "as crises" europeias e o crescimento do populismo na Europa, de acordo com fontes do gabinete do presidente do PE.

Hollande, Merkel e Schulz jantaram num restaurante típico de Estrasburgo, situado a algumas centenas de metros da catedral, nas margens do rio Ill.

O encontro decorreu à porta fechada, alguns dias antes da cimeira europeia em Bruxelas, e não fizeram qualquer declaração à entrada ou à saída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório