Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

OMS considera "adequado" restringir doações de sangue por viajantes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje "adequado" restringir as doações de sangue de viajantes oriundos de países de risco, de modo a evitar uma eventual propagação do vírus Zika, que atinge a América Latina.

OMS considera "adequado" restringir doações de sangue por viajantes
Notícias ao Minuto

18:39 - 04/02/16 por Lusa

Mundo Saúde

"Com o risco de novas infeções pelo vírus Zika em diversos países, e a possível ligação entre (...) o vírus e a microcefalia, além de outras consequências clínicas, restringir as doações de sangue por parte daqueles que regressam de regiões onde há a epidemia é uma medida de precaução adequada", segundo a OMS.

O Canadá e a Grã-Bretanha já tomaram a dianteira, tendo as autoridades de saúde canadianas anunciado, na quarta-feira, que os viajantes que voltam das regiões de maior risco devem esperar 21 dias após regressar ao Canadá para doar sangue.

Por seu lado, o serviço público de saúde britânico decidiu, também na quarta-feira, que aqueles que voltam de países afetados pela epidemia não podem doar sangue ou órgãos durante 28 dias, como "medida de precaução".

O vírus é uma ameaça para as mulheres grávidas e, em alguns casos, causa complicações graves no feto, incluindo malformações, o que levou a OMS a declarar o caso como uma "emergência de saúde pública de âmbito internacional".

Quinze países latino-americanos estão bastante preocupados, incluindo o Brasil e a Colômbia, os dois mais afetados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório