Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Morreu segundo palestiniano em Gaza em colapso de um túnel

Um segundo palestiniano morreu esta terça-feira na Faixa de Gaza na sequência do colapso de um túnel, anunciou hoje o braço armado do movimento radical Hamas.

Morreu segundo palestiniano em Gaza em colapso de um túnel
Notícias ao Minuto

06:45 - 03/02/16 por Lusa

Mundo Hamas

Em comunicado, as brigadas Ezzedine al-Qassam detalharam que um "comandante local" do braço armado morreu no desabamento de um túnel num campo de refugiados de Nuseirat, situado no centro da Faixa de Gaza, elevando para dois o número de vítimas.

Apesar do incidente, o braço armado do Hamas, no poder na Faixa de Gaza, anunciou ainda que vai continuar a cavar túneis.

Na tarde de terça-feira, o porta-voz dos serviços de emergência do enclave palestiniano, Ashraf al-Qodra, tinha informado da ocorrência de um a morte na sequência de um "incidente" sem facultar detalhes.

O chefe do movimento islamita Hamas em Gaza, Ismaïl Haniyeh, afirmou na sexta-feira estar preparado para uma nova guerra com Israel, sublinhando que os grupos armados palestinianos construíram novos túneis no enclave sob bloqueio.

Haniyeh manifestou-se durante o funeral de sete membros das brigadas, mortos na semana passada, no colapso de uma das suas galerias subterrâneas.

Mesmo com uma trégua com Israel em vigor desde agosto de 2014, após a terceira guerra no enclave em seis anos -- Haniyeh afirmou que os grupos armados de Gaza mantiveram a sua capacidade de "reagir a qualquer momento para qualquer confronto" com Israel.

Segundo diferentes fontes dos serviços de segurança, o Hamas está a reconstruir os túneis destruídos por Israel durante a guerra do verão de 2014.

Um dos objetivos deste conflito que durou 50 dias era destruir esta mesma rede de túneis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório