Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Governo continuará relação económica "sólida" entre Portugal e Venezuela

O secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, disse esta sexta-feira que Portugal tem uma relação económica "sólida" com a Venezuela, confiando que se irá manter mesmo após a morte de Hugo Chávez.

Governo continuará relação económica "sólida" entre Portugal e Venezuela
Notícias ao Minuto

18:19 - 08/03/13 por Lusa

Mundo Almeida Henriques

"A relação [entre Portugal e Venezuela] está muito consolidada. Encaramos com muita naturalidade a forma como o processo político vai decorrer", declarou o governante aos jornalistas no final da assinatura de um plano para o relançamento do sector da construção e imobiliário.

A Venezuela, lembrou, é já o quinto "melhor mercado" fora de Portugal para as empresas portuguesas.

Também hoje o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse que as relações entre Portugal e a Venezuela são para continuar, desenvolver e melhorar.

"Há muitos trabalhadores em Portugal que produzem bens e serviços que são exportados para a Venezuela", disse, em Caracas, Paulo Portas, que hoje representa o Estado português no funeral do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O ministro lembrou que, em 2012, Portugal aumentou o valor das exportações para a Venezuela em 60%.

As cerimónias fúnebres oficiais do Presidente da Venezuela Hugo Chávez tiveram início hoje às 11h00 locais (15h30 em Lisboa) no edifício da Academia Militar em Caracas na presença de representantes de 54 países, incluindo 33 chefes de Estado e de governo.

O Presidente venezuelano, "El Comandante" para os seus seguidores, morreu na terça-feira aos 58 anos vítima de cancro, detectado em 2011, na zona pélvica.

O corpo do chefe de Estado venezuelano, colocado na instituição castrense na quarta-feira, após ser acompanhado no percurso a partir do hospital militar por centenas de milhares de pessoas, vai permanecer em velório pelo menos mais uma semana, para permitir o prosseguimento das homenagens da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório