Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Avaria levou dois navios de guerra dos EUA para águas iranianas

Os dois navios de guerra dos Estados Unidos intercetados na terça-feira pelo Irão entraram em águas territoriais iranianas devido a um problema no sistema de navegação, declarou hoje o comandante das forças navais dos Guardas da Revolução.

Avaria levou dois navios de guerra dos EUA para águas iranianas
Notícias ao Minuto

09:12 - 13/01/16 por Lusa

Mundo Navegação

"Após uma avaliação, verificou-se que a entrada de marinheiros norte-americanos nas águas territoriais iranianas se deveu a uma avaria do seu sistema de navegação. O problema está a ser resolvido", explicou hoje o almirante iraniano Ali Fadavi, em declarações à televisão estatal do Irão.

Os dois barcos de guerra americanos, com 10 'marines' armados, entraram nas águas territoriais iranianas às 16:30 de terça-feira (13:00 de Lisboa), ao largo da ilha de Farsi, e foram apreendidos pelas unidades de guerra das forças navais dos Guardas da Revolução e levados para a ilha, segundo informaram as forças de elite do regime de Teerão.

Ali Fadavi afirmou ainda que a libertação dos dez norte-americanos provavelmente "não vai demorar muito" a realizar-se, ao indicar que as investigações concluíram que "a sua 'invasão' não foi hostil ou com fins de espionagem" e que estava à espera de receber "a ordem necessária, que provavelmente vai ser a da sua libertação".

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest informou, na noite de terça-feira, que o secretário de Estado, John Kerry, falou ao telefone com o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, que garantiu a libertação dos soldados norte-americanos.

Os Estados Unidos têm no Qatar e no Kuwait importantes bases militares e centros de operações.

As águas do Golfo Pérsico, especialmente no estreito de Ormuz, são das mais transitadas do mundo e obrigam à passagem de navios e transportes e embarcações militares por corredores bem definidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório