Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hollande anuncia redução de contingente francês no Mali

O Presidente francês, François Hollande, anunciou esta quarta-feira que a França vai reduzir a partir de Abril o contingente destacado no Mali, no mesmo dia em que Paris confirmou a morte do quarto soldado francês naquele país.

Hollande anuncia redução de contingente francês no Mali
Notícias ao Minuto

18:10 - 06/03/13 por Lusa

Mundo Soldados

A "fase final" da intervenção militar francesa no Mali "vai durar todo o mês de Março e, a partir de Abril, haverá uma diminuição no número de soldados franceses", quando as forças africanas, apoiadas pelos europeus, estiverem em condições de assumir o comando, precisou François Hollande durante uma visita a Varsóvia, capital da Polónia.

A intenção de diminuir o contingente francês aos poucos e passar a segurança do país para as mãos das tropas africanas já tinha sido avançada pelo chefe de Estado francês em finais de Fevereiro.

Na altura, Hollande apontara que a retirada dos primeiros soldados franceses poderia já começar em Março.

A França iniciou a sua intervenção militar no Mali a 11 de Janeiro para travar uma ofensiva para o sul de grupos armados islamitas que controlavam o norte do país há nove meses.

É sobretudo fora dos centros urbanos que os soldados franceses e africanos têm encontrado cada vez mais resistência no terreno.

No norte do Mali, especialmente na região montanhosa de Ifoghas, tropas francesas, malianas e do Chade têm vindo a enfrentar combatentes radicais islamitas, que se refugiaram nesta região depois de terem sido expulsos, em Janeiro, das cidades do norte do território maliano.

Um soldado francês que participava numa operação no leste do Mali, a cerca de cem quilómetros da localidade de Gao, foi morto durante a manhã de hoje, elevando para um total de quatro os militares mortos em combate naquele país.

A informação já foi confirmada pelo Ministério da Defesa francês.

De acordo com o porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas francesas, Thierry Burkhard, uma dezena de "terroristas" foram mortos durante a mesma operação na localidade de Tin Keraten.

Falando em conferência de imprensa colectiva em Paris, o mesmo responsável adiantou ainda que vários combatentes islamitas se renderam durante confrontos em Tessalit, no nordeste do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório