Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Exército iraquiano avança em Ramadi mas ainda sem controlo total

As forças iraquianas estenderam hoje o seu controlo para lá do centro de Ramadi, perseguindo jihadistas em vários bairros para libertar os civis presos, mas ainda não controlam a cidade na totalidade, disseram fontes locais à AFP.

Exército iraquiano avança em Ramadi mas ainda sem controlo total
Notícias ao Minuto

21:07 - 01/01/16 por Lusa

Mundo Jihad

O exército continua a consolidar as suas posições depois de ter reconquistado no domingo Ramadi, uma grande cidade a oeste de Bagdade e capital de província sunita de Al-Anbar, após meses de combate contra os extremistas do autoproclamado Estado Islâmico (EI).

As forças iraquianas não têm ainda o controlo de Ramadi na totalidade, havendo ainda zonas que não estão seguras e onde ainda se encontram jihadistas.

"As nossas forças de segurança lançaram uma operação a partir do bairro de Khaldiya, leste de Ramadi, e conseguiram libertar a faculdade de Agronomia", declarou um responsável local.

De acordo com o chefe da polícia da província de Al-Anbar, Hadi Irzayij, as forças de segurança travaram na quinta-feira a fuga de 30 presumíveis combatentes do EI, que tentavam misturar-se com os civis.

O EI, que tomou o controlo de Ramadi em maio de 2015, espalhou milhares de engenhos explosivos pela cidade que agora as forças de segurança do Iraque tentam desarmar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório