Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Recordados na Cidade do México os 43 estudantes desaparecidos

Centenas de pessoas caminharam no sábado na Cidade do México até à basílica de Guadalupe, onde decorreu uma missa para recordar os 43 estudantes de Ayotzinapa, no dia em que se cumpriram 15 meses desde o seu desaparecimento.

Recordados na Cidade do México os 43 estudantes desaparecidos
Notícias ao Minuto

06:05 - 27/12/15 por Lusa

Mundo 2014

"Hoje faz 15 meses, para nós é desesperante não saber o paradeiro dos nossos filhos. Estamos a lutar para que apareçam com vida", disse à Efe Bernabé Abraham Gaspar, pai de um dos estudantes desaparecidos no município de Iguala, no estado de Guerrero (sul do México), a 26 de setembro de 2014.

A marcha, organizada pelos pais dos jovens, estudantes e várias organizações, decorreu sob a forma de procissão, uma caminhada entre dois dos principais pontos religiosos da cidade -- a catedral metropolitana e a basílica.

"O mundo, nestas datas, apega-se muito ao espiritual e hoje queremos apelar à sociedade da Cidade do México para que nos acompanhe. Porque se o Governo mexicano aposta no cansaço, no tempo e no esquecimento, nós recordamos cada dia 26 que a dor está latente", afirmou o porta-voz dos pais, Felipe de la Cruz.

A 26 de setembro do ano passado, seis pessoas morreram e 43 estudantes desapareceram alegadamente às mãos de polícias e membros do crime organizado em Iguala.

Segundo a versão oficial, nessa noite os 43 alunos de uma escola de professores de Ayotzinapa foram detidos por polícias e entregues a membros do cartel Guerrero Unidos, que alegadamente os assassinaram e incineraram os respetivos cadáveres num aterro do município vizinho de Cocula.

No entanto, peritos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que estudam o caso desde março passado questionaram esta versão e atualmete uma unidade especial do Governo analisa outros aspetos da investigação para apurar a verdade sobre os acontecimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório