Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Comunistas russos abrem centro dedicado a Estaline para lembrar ditador

Os comunistas russos abriram em Penza, na região centro da Rússia, um centro dedicado a Estaline para "reabilitar o nome" do antigo ditador e promover o seu trabalho na liderança da União Soviética.

Comunistas russos abrem centro dedicado a Estaline para lembrar ditador
Notícias ao Minuto

16:43 - 22/12/15 por Lusa

Mundo Penza

"Abrimos o nosso centro para limpar o nome de Estaline após décadas de calúnias", explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o diretor do centro Guéorgui Kamnev, deputado local e líder do Partido Comunista da região de Penza.

O novo "centro Estaline" ocupa dois andares de um edifício em pleno centro de Penza, uma cidade com mais de 500 mil habitantes localizada a cerca de 600 quilómetros a sudeste de Moscovo, onde o Partido Comunista russo continua muito ativo com 15% dos assentos do parlamento regional.

"Certamente, o período do estalinismo fez vítimas inocentes, são erros para nunca mais repetir", referiu.

"Mas, o estalinismo é também sinónimo de grandeza do país, de proteção social, de sucessos científicos e culturais e de vitória na Segunda Guerra Mundial", salientou Kamnev.

O novo centro pretende atribuir bolsas a estudantes de História, distribuir cartazes e retratos do antigo ditador na cidade, organizar conferências, mesas redondas, festivais e noites literárias dedicadas às conquistas do estalinismo.

As autoridades russas assumiram desde a queda da União Soviética uma atitude ambivalente em relação à figura de Estaline: oficialmente denunciam a vaga de repressão e de terror que impôs na década de 1930, mas o corpo do antigo dirigente soviético continua até hoje enterrado em frente ao Kremlin (sede da Presidente russa), na Praça Vermelha.

O nome de José Estaline ainda é objeto de reverência para muitos russos, que destacam o seu papel na derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Um em cada dois russos considera que os "grandes objetivos" realizados pela antiga União Soviética justificam os sacrifícios impostos pelo regime de Estaline e, em 2012, o antigo dirigente chegou a liderar uma sondagem sobre as principais personalidades russas.

Nos últimos meses, dois bustos e um monumento dedicado ao antigo ditador soviético foram inaugurados.

As autoridades russas também adotaram, em agosto último, uma nova política sobre o trabalho desenvolvido sobre os crimes cometidos na década de 1930, reconhecendo que a reabilitação das vítimas do regime estalinista ainda "não foi concluído".

Estaline nasceu em Gori, na Geórgia, em 1879, e morreu em Moscovo em 1953. Foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 1922 e 1953.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório