Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Os cidadãos vão dar uma lição de democracia" a Espanha

O candidato do Podemos à presidência do Governo espanhol, Pablo Iglesias, reafirmou hoje ao votar que Espanha "está a viver uma nova transição" e mostrou-se convencido de que a história do país vai mudar com estas eleições gerais.

"Os cidadãos vão dar uma lição de democracia" a Espanha
Notícias ao Minuto

12:56 - 20/12/15 por Lusa

Mundo Pablo Iglesias

Pablo Iglesias foi recebido à chegada à assembleia de voto do liceu Tirso de Molina, no bairro de Vallecas (Madrid), com gritos de "Presidente!" e o 'grito de guerra' do seu partido: "Sim, podemos! (Sí, se puede)".

Alguns eleitores, apoiantes do partido da cor roxa, até lançaram a Iglesias - enquanto este passava - "Hoje à noite vais-nos fazer sorrir", numa referência a um eventual bom resultado do Podemos nas eleições gerais.

O Podemos ainda não tem representação parlamentar no Congresso dos Deputados (apenas tem a nível regional e municipal) e as últimas sondagens mostram que pode estrear-se com um grupo parlamentar superior a 60 elementos. As sondagens também mostram o Podemos a em forte alta na última semana, a disputar o segundo lugar com o PSOE de Pedro Sánchez.

Após votar, Iglesias desejou "a máxima participação" nesta votação, que representa "um antes e um depois" para a democracia espanhola, disse.

Iglesias - que votou acompanhado pelo seu número 2 e diretor de campanha do partido, Íñigo Errejón, e uma das secretárias de coordenação, Irene Montero - afirmou que não está nada nervoso, porque o Podemos "tem a sensação de ter feito corretamente o trabalho de casa".

"Os cidadãos vão dar uma lição de democracia", disse Iglesias, acrescentando que "nestas eleições todos os votos contam".

Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo governo em Espanha, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do Executivo, ou seja, o fim do bipartidismo entre o PP e o PSOE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório