Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Suspeitas na ONU: crianças recebem alimentos em troca de sexo

Quatro soldados foram interrogados, mas nenhum deles chegou a ser acusado.

Suspeitas na ONU: crianças recebem alimentos em troca de sexo
Notícias ao Minuto

20:51 - 18/12/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo República Centro-Africana

Os ‘capacetes azuis’ da ONU estão no centro de nova polémica. Um relatório das Nações Unidas terá apurado que crianças com nove anos foram forçadas a praticar sexo oral para conseguirem obter alimentos para sobreviverem, adianta o site Express.

Os abusos de poder terão acontecido em zonas de guerra, onde a fome é uma realidade quotidiana.

A mesma fonte adianta que esse relatório passou “de escritório em escritório, de mão em mão” por vários responsáveis das tropas da paz naquela região e ninguém quis assumir a responsabilidade pelos atos.

Segundo o Express, o relatório reporta que estas atividadades terão ocorrido em 2014 e as tropas que na altura estavam no lugar eram francesas e não responderam aos abusos denunciados.

O secretário-geral das Nações Unidas já reagiu. Ban Ki-moon disse estar “profundamente desiludido e arrependido que estas crianças tenham sido traídas pelas mesmas pessoas que foram mandadas para as proteger”, tendo ainda aceite as conclusões apuradas pelo relatório.

Refira-se que, um ano após estas denúncias, nenhum membro das Nações Unidas foi detido apesar das alegações. E nenhum dos quatro soldados franceses interrogados na semana passada foi alvo de qualquer acusação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório