Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Britânicos poderão votar saída da União Europeia no próximo ano

David Cameron planeia a realização de um referendo sobre o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) ou não.

Britânicos poderão votar saída da União Europeia no próximo ano
Notícias ao Minuto

16:32 - 18/12/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo David Cameron

Depois do hipotético ‘Grexit’, poderá seguir-se um possível ‘Brexit’. Foi hoje noticiado o “bom caminho” das negociações entre UE e o Reino Unido para a permanência dos britânicos junto dos outros 28 estados-membros. Mas as declarações de Cameron, proferidas hoje, apontam para um caminho oposto.

Ao fim de dois dias de uma cimeira de dois dias em Bruxelas, o primeiro-ministro britânico voltou a insistir que o Reino Unido está “num caminho promissor” para conseguir negociar a saída da União Europeia com os restantes estados-membros.

Nessa conferência, Cameron prometeu a realização de um referendo que dará a oportunidade dos ingleses votarem a favor ou contra o ‘Brexit’. O caminho para tal decisão pode ficar muito facilitado caso seja alcançado um acordo na próxima reunião do Conselho Europeu, que acontecerá em fevereiro.

“Acredito que 2016 será o ano em que alcançaremos algo muito importante, fundamental para as relações do Reino Unido com a UE e finalmente declarar os nossos interesses sobre esta ligação. Caberá aos britânicos decidir se ficamos ou saímos. É uma decisão que exige muita preponderância da nossa parte”, declarou o primeiro-ministro, citado pelo site Express.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório