Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Marine Le Pen afirma que vai dificultar a vida ao Governo

A líder da Frente Nacional (FN, extrema-direita) garantiu hoje que se vai candidatar às presidenciais francesas de 2017 "aconteça o que acontecer" nas regionais, nem tem qualquer intenção de dar "um minuto de sossego" ao Governo.

Marine Le Pen afirma que vai dificultar a vida ao Governo
Notícias ao Minuto

12:57 - 10/12/15 por Lusa

Mundo Frente Nacional

Na primeira volta, a 06 de dezembro, a FN conquistou a liderança em seis das 13 regiões francesas. Na região de Nord-Pas de Calais-Picardie, o partido de Marine Le Pen ultrapassou conservadores e socialistas com 40,6% dos votos.

Na segunda volta, no domingo, as sondagens apontam para uma vitória do conservador Xavier Bertrand, com 53% dos votos.

"Aconteça o que acontecer serei candidata nas presidenciais. Não vou dar ao Governo nem um minuto de sossego", disse Marine Le Pen numa entrevista à cadeia BFM TV, na qual prometeu que se vai ouvir falar dela todos os dias.

A decisão na segunda volta está na mão dos abstencionistas, afirmou.

Le Pen criticou a decisão do Partido Socialista (PS) francês de se retirar nas regiões onde o total de votos da esquerda não permita a vitória da FN e a forma como "o sistema se defende da FN quando quer manter as suas posições".

Os Republicanos, formação do antigo presidente francês Nicolas Sarkozy, e o PS "fizeram tudo" para que a FN "não possa pôr em marcha o patriotismo económico", acrescentou Marine Le Pen, aconselhando a votar "todos aqueles que querem defender os seus interesses".

A líder da FN adiantou que vai pedir explicações ao Governo sobre a situação em Calais (norte de França), onde milhares de migrantes esperam uma oportunidade para entrar no Reino Unido.

Le Pen acrescentou que se ganhar naquela região vai retirar as ajudas às organizações de ajuda aos migrantes por criarem, na sua opinião, um "efeito chamada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório