A família Postigo-Pich é composta por um pai, uma mãe e 15 filhos. Ao todo o casal teve 18 filhos, mas os três primeiros morreram devido a doença.
O prémio, entregue hoje em Barcelona, reconhece e valoriza uma família numerosa europeia que se tenha destacado pelos seus valores e contribuído para uma sociedade melhor.
O galardão, que consiste numa escultura e um cheque no valor de cinco mil euros, foi entregue pelo ministro da Saúde espanhol, Alfonso Alonso, na sede da Associação de Famílias Numerosas da Catalunha.
A família entregou o dinheiro para projetos sociais que apoiem famílias numerosas europeias.
O júri considerou família como um "exemplo de luta, superação e aposta na vida".
O seu primeiro filho nasceu com cardiopatia severa e apesar de os médicos darem apenas três anos de vida à criança ela sobreviveu até aos 22 anos, tendo morrido em 2012. Os outros filhos morreram devido ao mesmo problema.
Apesar de os médicos terem aconselhado os pais a não terem mais filhos, o casal decidiu constituir família e hoje têm 15 filhos, sendo a família mais numerosa de Espanha e provavelmente da Europa.
Dos 15 filhos, oito têm a mesma doença que os irmãos que morreram, razão pela qual criaram uma fundação dedicada à investigação sobre a doença.