Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Líder da oposição no Brasil pede prudência sobre pedido de impugnação

O líder do principal partido da oposição brasileiro, Aécio Neves, pediu hoje prudência e um trâmite adequado ao pedido de impugnação de mandato da Presidente Dilma Rousseff, aceite hoje pelo Presidente da Câmara dos Deputados.

Líder da oposição no Brasil pede prudência sobre pedido de impugnação
Notícias ao Minuto

23:14 - 02/12/15 por Lusa

Mundo Dilma Rousseff

"O que existe neste momento é um sentimento entre todos nós de prudência para que este processo possa ter o seu trâmite adequado e que a própria Presidente da República possa ter a oportunidade de apresentar as suas justificativas", disse Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em declarações à imprensa, em Brasília.

O segundo colocado nas eleições presidenciais do país de 2014 afirmou, entretanto, que o pedido de "impeachment", feito por juristas e apoiado pelo PSDB, "é consistente" e que o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, "tomou a decisão que lhe cabia".

Um dos coautores da ação de impugnação de Rousseff, Helio Bicudo, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT, de centro-esquerda), de Rousseff e do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas deixou o partido em 2005.

Aécio Neves acrescentou que a aceitação do pedido é o início de um "novo momento no Brasil, da retomada da confiança, dos investimentos, do crescimento e do emprego", citado pela imprensa brasileira.

"Isso terá de ser feito sem o atual Governo", concluiu.

Entretanto, a Presidente brasileira afirmou hoje que são "inconsistentes e improcedentes" as razões do pedido de impugnação de seu mandato, aceite hoje pelo Presidente da Câmara dos Deputados do país, Eduardo Cunha.

"Não existe nenhum ato ilícito praticado por mim. Não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro, não possuo conta no exterior, nem ocultei do conhecimento público bens pessoais", disse a Presidente, em Brasília.

Dilma Rousseff realçou que seu "passado e presente atestam" a sua idoneidade e o seu "inquestionável compromisso com a lei e com a causa pública".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório