Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro francês pede aos turistas que regressem

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apelou hoje aos turistas para que visitem Paris, gastem dinheiro e apreciem as atrações culturais para ajudar a cidade a recuperar após os atentados extremistas, garantindo a sua segurança.

Primeiro-ministro francês pede aos turistas que regressem
Notícias ao Minuto

11:50 - 01/12/15 por Lusa

Mundo Atentados Paris

"Venham a Paris, as condições de segurança estão garantidas", disse o governante na rádio francesa, naquilo que descreveu como uma "mensagem a todos os turistas que cancelaram a sua viagem a Paris recentemente".

Está ainda por calcular o impacto económico dos ataques de 13 de novembro à sala de espetáculos Bataclan, restaurantes e cafés, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

"Consumam, é uma época festiva, gastem, vivam, regressem aos espetáculos, ao cinema e ao teatro", acrescentou, aos microfones da rádio Europe 1.

Hotéis e espaços de restauração já se queixaram de uma queda acentuada de clientela após os atentados e expressaram preocupação quanto ao impacto na época de Natal e Ano Novo, tradicionalmente movimentada.

Cafés e restaurantes têm observado uma quebra na ordem dos 40 por cento, comparando com o mesmo período em 2014, de acordo com representantes da hotelaria.

Uma estimativa inicial elaborada por um gabinete do ministério da Economia indicava que os ataques poderiam causar uma quebra de 0,1 pontos percentuais no produto interno bruto nos próximos meses, no valor de dois mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório