Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Problemas técnicos encerram única central nuclear da Eslovénia

As autoridades da Eslovénia divulgaram esta segunda-feira que a central nuclear de Krsko, a única central do país, foi encerrada devido a problemas técnicos no sistema de vapor da unidade, acrescentando que o incidente não provocou "efeitos negativos".

Problemas técnicos encerram única central nuclear da Eslovénia
Notícias ao Minuto

15:47 - 25/02/13 por Lusa

Mundo Krsko

"Hoje, segunda-feira, a central nuclear de Krsko foi desligada automaticamente devido a perturbações registadas numa válvula na linha de vapor no sistema secundário", indicaram as autoridades eslovenas, num comunicado, precisando que os restantes sistemas da central estavam a funcionar correctamente.

As autoridades garantiram ainda que o incidente "não teve impacto no ambiente, nem outros efeitos negativos".

A central nuclear de Krsko, localizada a 90 quilómetros a leste da capital eslovena de Ljubljana, foi encerrada duas vezes durante o ano passado.

A primeira vez foi em Abril para um processo de manutenção de 42 dias, tendo sido encerrada novamente em Outubro devido ao aumento do caudal do rio Sava, usado no processo de arrefecimento da unidade nuclear.

A central de Krsko foi construída em 1984 em parceria com a Croácia, ainda os dois territórios pertenciam à antiga Jugoslávia. Actualmente, é responsável por cerca de 40% da produção de electricidade da Eslovénia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório