Cientistas japoneses descobriram um fenómeno nunca antes observado. No Parque Nacional de Mahale, na Tanzânia, encontraram uma mãe gorila a tomar conta da sua cria, que aparentava apresentar sintomas de Síndrome de Down. Nunca tal coisa tinha sido vista.
Esta seria a sexta cria da gorila Cristina, de 36 anos. O bebé acabou por morrer 23 meses depois, mas os cientistas acreditam que este apenas sobreviveu tanto tempo graças aos cuidados da mãe.
“A mãe respondia ao comportamento fora do comum de XT11, às suas capacidades restritas e às suas necessidades”, dizem os pesquisadores, segundo a BBC Brasil.
Além de ser limitada fisicamente, XT11 apresentava uma hérnia no abdômen, danos na coluna e um dedo extra e inativo na mão esquerda.
Cristina terá mudado o seu comportamento tendo em conta as necessidades da sua cria, que precisava de andar sempre ao colo. A mãe terá deixado de procurar formigas em árvores porque precisava das mãos para segurar o filho.
O animal contou, em alguns casos, com a ajuda da filha de 11 anos, que por diversas vezes andou com o irmão ao colo.