Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Há factos e fundamentos para afastar Dilma"

Ex-ministro da Justiça brasileira é co-autor do mais recente pedido de 'impeachment'.

"Há factos e fundamentos para afastar Dilma"
Notícias ao Minuto

10:07 - 03/11/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Impeachment

Já foi Ministro da Justiça e assume-se agora como coautor do mais recente pedido de 'impeachment' (processo que pede a cessação de mandato do chefe máximo).

Miguel Reale Júnior avança com acusações baseadas em “factos”, enumerando os alegados crimes da atual presidente brasileira. “Há decretos que foram assinados pela Presidente para destinar a diversos órgãos verbas mão autorizadas pela lei orçamental, portanto sem lastro, e decorrentes de movimentos financeiros que passaram por cima do Congresso”, acusa.

“Há ainda empréstimos contraídos com entidades financeiras do próprio Estado (…) para financiar programas, como o Minha Casa, e até mesmo empresas com juros subsidiados e em quantias volumosas, cerca de 40 mil milhões de reais”, conta o ex-ministro em entrevista ao Jornal de Negócios.

Mais refere que “houve despesas que não foram contabilizadas, transformando-se o que era, de facto, dívida, em excedente primário. Com isso, iludiram-se todos os agentes económicos, apresentaram-se as finanças como hígidas quando estavam deficitárias”.

Miguel Reale Júnior indica que quando ainda era gestora “Dilma cometeu também crime de responsabilidade contra a probidade na Administração”.

“Até agora, e só na Petrobras, os desvios superam seis mil milhões de reiais. Ora, não sabe, a Presidente da República, que vultosas quantias em dinheiro foram desviadas dos cofres públicos do Governo e que parte significativa desses recursos foi diretamente para as contas do partido”.

“Temos hoje factos e fundamentos para o afastamento da Presidente”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório